GuiaEstadao

Parabéns ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela avaliação 5 Estrelas do Guia da Faculdade 2021!

É com muito orgulho que divulgamos a nota máxima, mais uma vez, do nosso curso no Guia da Faculdade, uma conquista de Docentes, Discentes e Servidores

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás informa e parabeniza a classificação 5 Estrelas do nosso curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Guia da Faculdade 2021, em especial aos coordenadores  Profa. Dra. Cristina Costa Krewer Mascioli e Prof. Dr. Michel Mendes, além de todos Técnicos-Administrativos e os alunos do curso.

A UFG teve 77 cursos avaliados nesta edição, sendo a instituição no estado de Goiás com mais cursos com a nota máxima, possuindo as seguintes pontuações:

- 3 estrelas (Regular) - 13 cursos;
- 4 estrelas (Muito bom) - 55 cursos;
- 5 estrelas (Conceito máximo) - 9 cursos.

Destacamos também que quase 88% dos cursos que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas no Guia da Faculdade 2021 pertencem às escolas públicas. Ou seja, as instituições públicas permanecem sendo a principal referência do ensino superior no quesito Qualidade.

O Guia da Faculdade, uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo, analisa a qualidade do cursos superiores em todo o país. Nesse processo, há a coleta de informações e opiniões de milhares de professores de ensino superior. Participam todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação, que são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade, além de obrigatoriamente possuírem a titulação Bacharelado ou Licenciatura, além de pelo menos uma primeira turma de alunos já formados.

Na etapa de avaliação, o coordenador de cada curso recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

• Projeto Pedagógico - características da proposta de ensino do curso;
  • Corpo Docente - perfil dos professores vinculados ao curso e
  • Infraestrutura - condições de materiais e equipamentos oferecidos.

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores, onde serão avaliados, resultando na seguinte classificação:

• entre 5 e 4,5 - 05 estrelas (excelente)
  • menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas (muito bom)
  • menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas (bom)
  • menor que 2,50 – não estrelado
  • sem notas