rep

O ICB repudia os ataques à ciência e à pessoa do Prof. Thiago Rangel

Conselheiros(as) do Conselho Diretor do Instituto de Ciências Biológicas repudiam os ataques ao Prof. Dr. Thiago Rangel

Goiânia, 30 de junho de 2020

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás vem a público repudiar o conteúdo de postagens e mensagens caluniosas, ofensivas e ameaçadoras que estão sendo veiculadas em massa nas mídias sociais contra o Prof. Dr. Thiago Rangel. As publicações demonstram total desrespeito à pessoa e ao trabalho que o professor vem desempenhando com seriedade e dedicação, além de promover discurso de ódio e de desqualificação pessoal e profissional.

O Professor Thiago Rangel é Biólogo e Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Connecticut (EUA, 2010). Tem vasta experiência nas áreas de biologia, ecologia, estatística e computação, com ênfase em estatística espacial, métodos estatísticos computacionais e simulações computacionais.  Seus estudos estão publicados em renomadas revistas científicas nacionais e internacionais, demonstrando a sua absoluta e inquestionável qualificação para conduzir os trabalhos de modelagem estatística relacionados ao controle da disseminação da Covid-19 no Estado de Goiás.

A comunidade acadêmica do ICB condena veementemente a disseminação de mensagens falsas e agressivas contra o Prof. Dr. Thiago Rangel. Juntamente com o referido docente, o ICB tem prestado vários serviços de apoio à sociedade durante esta triste e preocupante pandemia que causa a Covid-19, uma doença grave e que tem ocasionado a morte de milhares de pessoas em todo o mundo. O louvável trabalho do grupo de modelagem estatística, relacionado ao controle da disseminação da Covid-19, tem auxiliado, em caráter de orientação, as decisões do Governo do Estado de Goiás. Somada a esta ação, o ICB tem outro grupo de servidores docentes e técnico-administrativos, além de estudantes de graduação e pós-graduação, que trabalham todos os dias de forma voluntária no Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), arriscando suas vidas e de suas famílias, para analisar amostras de pacientes provenientes de todo o Estado de Goiás, quanto à presença de material genético do novo coronavírus.  Dessa forma, a comunidade acadêmica do ICB tenta retribuir à sociedade o investimento realizado, pela disseminação e com o uso do conhecimento adquirido para auxiliar no combate a essa pandemia e preservar vidas.

Portanto, não nos calaremos mediante a disseminação de postagens que ferem a imagem e a honra desta instituição e de seus servidores ou estudantes. Ao desacreditar publicamente a imagem do Prof. Dr. Thiago Rangel e da UFG, as postagens e os seus disseminadores promovem prejuízo social sem precedentes, na medida em que semeiam dúvidas em relação a estudos científicos que podem e tem salvado vidas.

Trata-se de uma violência que atinge a sociedade e deve ser rechaçada. Acreditamos que autoridades competentes apurarão os fatos e adotarão as medidas judiciais cabíveis. Como colegas do Prof. Dr. Thiago Rangel esperamos justiça e verdade em um momento que a Ciência e os cientistas vêm sendo desacreditados e desqualificados em nosso país. Sem Ciência não há avanços. A Ciência tem salvado vidas em todo o mundo. Somos solidários ao Prof. Thiago e como Instituto damos total apoio ao trabalho de excelência conduzido pela equipe de especialistas à qual o professor faz parte.

 

Conselho Diretor do Instituto de Ciências Biológicas

Fonte: ICB UFG