Exposição Fotografia Cerrado

: Térreo da Faculdade de Farmácia da UFG

: 15 Juli, 2022 at 08:00 - 16 September, 2022 at 18:00

galeria exposição cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e tem sofrido um processo de degradação constante devido à ação antrópica, com destaque para o crescimento dos centros urbanos, expansão agropecuária e queimadas. Com isso observa-se a destruição de suas fauna e flora, junto com a degradação de nascentes de importantes rios de diversas bacias hidrográficas brasileiras. Aliada a isso, a imagem que se tem do Cerrado é distorcida, levando-se a crer que se trata de uma região com parcos recursos naturais, sem beleza ou importância, não refletindo na sua real composição.

Esta exposição  está  inserida no nosso projeto de extensão cadastrado na Proec. Este projeto visa incentivar a preservação do bioma Cerrado por meio da arte.

Texto exposição Cerrado

Para tentar mudar essa visão distorcida é necessário um olhar sensível e crítico. Desta forma, este trabalho consiste em uma exposição de fotografias de imagens do Cerrado da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, Profa. Dra. Tatiana de Sousa Fiuza e do Mestre Roberto Campos Portela.  A exposição tem como objetivo revelar à sociedade que o Cerrado é muito mais que simplesmente um ambiente de árvores retorcidas e castigadas pelo fogo e visa despertar o público para a real necessidade de preservação desse Bioma. Além disso, nas fotografias constam os nomes científicos e populares das plantas retratadas, trabalho realizado pelo Prof. Dr. Heleno Dias Ferreira, taxonomista, professor do ICB/UFG, contribuindo para o conhecimento e identificação dessas espécies, muitas delas medicinais, para alunos e profissionais das áreas Biológicas e da Saúde. O projeto está sob coordenação do Prof. Dr. Pierre Alexandre dos Santos.

Exposição Fotografia Cerrado